_agricultura familiar e o uso de sensores
há diversos tipos de sensores que podem ser incorporados à tecnologias para facilitar o dia a dia, nesse texto eu decidi comentar sobre o uso de sensores de umidade e temperatura do solo para automatização da irrigação em hortas de agricultura familiar.
o sistema utiliza um sensor de umidade (higrometro) que possibilita o monitoramento da quantidade de água (umidade) no solo. ele entrega ao Arduino um sinal ( com variação entre 0 e 1023 no arduino), permitindo especificar alcances de umidade relativa do solo e programar respostas para quando o solo está mais ou menos úmido.
quando o solo estiver seco, o sistema indica através de um LED vermelho, um aviso sonoro e uma mensagem no display LCD e é acionada uma bomba d'água para efetuar a irrigação do local. a bomba é desligada automaticamente após decorrido um tempo pré-determinado
o meu interesse por esse uso se dá pois a agricultura familiar, no Brasil, é responsável pela maior parte dos alimentos consumidos pela população, é fonte de renda exclusiva para essas famílias que trabalham no campo. nós – que não produzimos nosso próprio alimento – somos tão dependentes dessa atividade quanto os agricultores. é uma atividade ainda muito exaustiva e que exige muito fisicamente de quem a realiza. a irrigação dessas plantações ainda é uma das atividades humanas que mais consome água (70%), e também tempo de trabalho. em entrevistas feita em campo com agricultores do Brejal em 2015, pode-se perceber que muito tempo de trabalho era perdido para realizar essa atividade manualmente, e muitas vezes ela era realizada de maneira ineficiente ou em momento inapropriado pois o agricultor enfrentava dificuldade em identificar o melhor momento para irrigação – que além de levar em conta a quantidade de umidade no solo, deve considerar o funcionamento fisiológico da planta e sua capacidade de absorção.
o sistema não só torna eficiente o uso da água – o que por si só já é um enorme benefício financeiro para o agricultor e ambiental para o planeta. mas também eleva a qualidade de vida do agricultor, possibilitando que este realize outras tarefas no seu dia a dia. pode parecer pequeno esse benefício se comparado com os ganhos citados anteriormente. entretanto eu olho com um carinho especial pois tenho um avô que trabalha todos os dias na lavoura, com o dia de trabalho que se inicia às 4h da manhã e se interrompe somente após às 18h, quando o sol baixa. tempo para si, sua saúde, tempo para realizar tarefas fora do campo. cuidar da saúde, estudar, aprimorar-se. tempo para descansar é valioso demais.
projetos de design como esse, que com poucos recursos e custos mas que tem potencial grande de impacto positivo no dia a dia do usuário são os que mais me chama atenção.